segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Petrobras inclui mais uma refinaria no Comperj

Confirmada pela Petrobras a promessa de extrapolação da carga de efluentes petroquímicos originalmente estabelecida no Estudo de Impacto Ambiental (EIA) do emissário do Comperj, empreendimento planejado para ser construído por aquela estatal no litoral de Maricá. Óbvio, pois com a inclusão de mais uma refinaria, o descarte deverá, no mínimo, dobrar.

 
Assim, se o EIA de tal duto já era inconclusivo e repleto de falhas antes mesmo dessa ampliação, agora então virou peça de ficção.

 
O correto seria fazer um novo EIA, por outra empresa, como foi sugerido na reunião ordinária do Conselho Consultivo do Parque Estadual da Serra da Tiririca, no último dia 19, incorporando a nova refinaria e corrigindo as falhas e carências do primeiro. E claro, encontrar uma outra e menos impactante forma de descartar os efluentes (reutilizando-os ou reciclando-os?), que, no atual projeto, atingiriam diretamente a área marinha de uma unidade de conservação de proteção integral, o Parque Estadual da Serra da Tiririca, além do berçário marinho das Ilhas Maricás, da pesca artesanal, do banho de mar, do turismo, etc.



Fonte: NN - Redação. Postado em 22.08.2011, 10:25 am.



O diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, detalhou, na última sexta-feira, o projeto do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), abordando as mudanças que incluem a inclusão de uma nova refinaria. A primeira planta tem a previsão de entrar em operação em 2013 e a segunda, em 2018. A unidade petroquímica entra em operação em 2013. O empreendimento foi repensado em virtude do crescimento do consumo de derivados, que, segundo o diretor, segue firme em 2011. No primeiro semestre, o acúmulo foi de 6,6% em comparação com o mesmo período do ano passado. Em todo o ano de 2010, o crescimento foi de 8,4% .







O diretor também ressaltou o impacto econômico para o município de Itaboraí, que abrigará o Comperj, e para a região. Serão instaladas indústrias de 2ª geração e de transformação, indústrias consumidoras de material plástico, além de empresas do setor de serviços, entre outras atividades. Quanto à formação de mão de obra local, Paulo Roberto Costa destacou o treinamento, por meio do Centro de Integração do Comperj, em São Gonçalo, de cerca de 7 mil pessoas de 11 municípios do entorno. Em 2011 serão mais 6 mil pessoas, e a expectativa total é de 30 mil trabalhadores treinados.







(Disponível em http://www.euleionn.com.br/petrobras-inclui-mais-uma-refinaria-no-comperj)

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Petrobras realiza sondagem para o duto

A Petrobras estará realizando até o dia 30 setembro de 2011, sondagem marítima na costa de Maricá, etapa do projeto do emissário do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj). Para esse fim, segundo a imprensa (http://roselypellegrino.wordpress.com/2011/08/14/petrobras-realiza-sondagem-martima-em-maric/), está sendo utilizada desde domingo uma plataforma de sondagem, localizada no mar, em frente à Praia de Itaipuaçu, na altura da Rua 60.

Ou seja, parece que já é fato consumado para os empreendedores e administradores públicos a construção do duto em Maricá, mesmo com questões não respondidas e um Estudo de Impacto Ambiental incompleto e repleto de falhas.

E o pior é que grande parte da população, talvez a maioria, sequer saiba da existência do projeto. É provável que, quando esta se der conta da gravidade do problema (despejo cumulativo de venenos petroquimicos no litoral de Itaipuaçu), já será tarde demais para deter a obra, pois ela estará em sua fase final (os últimos quilômetros terrestres antes da praia).